MURO DE RECADOS
Data: 24/07/2008
Nome: Charles Muratori
Equipe: OIKOS - SPECIAL ADVENTURE
Mensagem: Ôoooooooooo Bonitoooo (para quem não sabe, é o Marcelo Fofinho da A&P).

Vc não leu as regras sobre equipamentos para a noturna ?? Então é bom ler !! Sua equipe vai ser desclasificada por usar equipamentos proibidos !!

Além disso, se vão 3 pessoas e 5 totens, quer dizer que vai usar totens como batedores ?? Isso é desleal !! Com vcs usando totens batedores não teremos chance na nossa estréia na elite !!

Vou reclamar e fazer recursos depois da prova !!

Espere !!

Data: 24/07/2008
Nome: Marcelo Santos
Equipe: A&P
Mensagem: Só avisando as competidores da Elite..........

A&P vai completa com TODOS os equipamentos necessarios para vencer!!!

Vamos com 3 pessoas, 5 Totens, 32 lanternas, 4 metronomos, 13 palms, 153 pares d tenis(especias para provas noturnas), 26 mochilas d hidratação,...........

kero ver alguem nos ganhar!!!!!!


hehehehehe

Data: 24/07/2008
Nome: William Siqueira
Equipe: Organização
Mensagem: Irací,

A maior parte do percurso é pela Rodovia Rio - Teresópolis, considerada uma das melhores estradas do Brazil!

Data: 24/07/2008
Nome: Charles Muratori
Equipe: OIKOS - SPECIAL ADVENTURE
Mensagem: Fala Warley...........

Sim, iremos debutar na Elite !!

Agora é só pancada para cima da nossa equipe !!
Teremos que nos aprimorar muito para conseguirmos alguma coisa !! Acho que o caminho (ou seria trilha !!??) é esse mesmo. Só com novos e maiores desafios se evolui em qualquer coisa, e no trekking não é diferente !!

AHAHAH Beija Flor do trekking é sacanagem !! Tudo bem !! Aceito a comparação, e espero que possamos nos destacar, não pelas nossas fantasias, alegorias e adereços, mas também pela harmonia e evolução !!

Valeu pela lembrança meu amigo !!

Espero não cruzar com vcs nas trilhas (só se vcs largarem antes de nós !!! hahah), mas espero um dia poder dividir o pódio com vcs !!

Abraços e até sábado !!

Data: 23/07/2008
Nome: Warley
Equipe: NOMAD
Mensagem: Charles, se entendi bem a OIKOS irá debutar na ELITE neste Sabado, dou minhas BOAS VINDAS a grande BEIJA-FLOR do Trekking Carioca a categoria.

Ou alguem conhece uma equipe com uma fantasia mais bonita que a OIKOS ?? Duvido.

Chegaram rápido einh ?!?!!

Abraço.

Data: 23/07/2008
Nome: Iraci Caputo
Equipe: SURTADOS NA TRILHA
Mensagem: William, a estrada??
Oi William, vc sabe dizer se a rodovia está bem iluminada?

Data: 23/07/2008
Nome: Charles Muratori
Equipe: OIKOS - SPECIAL ADVENTURE
Mensagem: Então ficamos assim, na próxima etapa os equipamentos permitidos serão:

- planilha impressa em papiro
- astrolábio (vai facilitar, já que a etapa será noturna)
- ampulheta
- ábaco
- velas (favor proteger)

obs: hoje vi umas super lanternas no camelódromo da Uruguaiana. Elas são daquelas modernas com óleo de baleia (ih...acho que não será ecologicamente correto). O cara disse que elas produzem o equivalente a 5 velas de luminosidade !! UAU !!

Bem, todo mundo lá !!

Data: 23/07/2008
Nome: Iraci Caputo
Equipe: SURTADOS NA TRILHA
Mensagem: Oi SEQUELADOSSSS!!!
Claudio!!!! Fiquei feliz em saber q estarão nesta etapa. Saudades de vcs.
Até lá.
Bjos

Data: 23/07/2008
Nome: Cleber
Equipe: Os Primatas
Mensagem: Warley, o problema das velas é se uma cair pode causar incêndio no meio do mato, aí é que vai complicar tudo, como achar a luz química apontando a direção que temos que ir se tudo estará aceso hein? Acho que sua sugestão não é legal não!

Data: 23/07/2008
Nome: Warley
Equipe: NOMAD
Mensagem: Moyna, falar de lanternas é FALTA GRAVE !!!
Tá querendo contratar o LUIZÃO ( a super lanterna da NOMAD) ???

Para dificultar, sugiro o uso de VELAS em etapas noturnas, assim ficaríamos todos em igualdade a não ser que a X-MEN Storm faça parte de alguma equipe e pare o VENTO. Se for essa equipe deverá ir para a categoria X-TREKKERS.

SABADO A NOITE VAI VIRAR DIA COM A PRESENÇÃ do LUIZÃO !!

Ps: Quem quiser conhecer o nosso facilitador é só procurar a fila de autografos.

Aquele abraço.

Data: 23/07/2008
Nome: Robinson
Equipe: Os Primatas
Mensagem: Olhem...

Além de navegar pelas estrelas que tal usar ampulheta para marcar o tempo, hein?! hein?!

Sejamos coerentes!! ahahahahaha

Data: 22/07/2008
Nome: Marcelo
Equipe: Os Cabeçudos
Mensagem: Talvez pelo tamanho avantajado da cabeça eu tenha uma certa habilidade matemática. Assim, tentei todas as contas possíveis e não entendi de onde tiraram que Os Cabeçudos tiveram a melhor média de pontos do primeiro semestre (se o semestre começasse E TERMINASSE em janeiro até que teríamos mesmo). Utilizando o descarte, ou não, fomos a quinta melhor média (quem dera fôssemos os melhores em alguma coisa). Bem....dizem que sou o mais chorão do campeonato mas algo me diz que até esse posto estou na iminência de perder....ehehehe

De qualquer forma ficamos felizes por termos sido lembrados pelo nosso ídolo protegido de Araribóia.

Espero que isso seja um presságio e o Primo esteja antevendo o final do segundo semestre!!!

Abraços em todos e JOGUEM FORA OS EQUIPAMENTOS!!!!!

Data: 22/07/2008
Nome: William Siqueira
Equipe: Organização
Mensagem: Fala Roberto,

Não tiveram a melhor média não...a melhor foi a Oikos, que inclusive venceu o Campeonato. Outra coisa, as mudanças são para o segundo semestre.

Data: 22/07/2008
Nome: Roberto Primo
Equipe: Rota Verde
Mensagem: Melhor média.

Data: 22/07/2008
Nome: Marcelo
Equipe: Os Cabeçudos
Mensagem: Isso só pode ser pegadinha. Tenho certeza de que não é sério...AINDA O ASSUNTO "EQUIPAMENTO"?

Bem....vou aderir à brincadeira também: sugiro que não se usem mais relógios, que se sejam eliminadas do esporte as equipes que conseguem fazer menos de 200 pontos e que sejam penalizadas as que erram menos de 20 metros no virtual. Acho que assim a minha equipe terá chances...Tentar melhorar, aprender, evoluir, crescer....dá muito trabalho. Tô fora....a culpa é dos equipamentos.

É a opinião deste cabeçudo chorão...

Data: 22/07/2008
Nome: Marcelo
Equipe: Os Cabeçudos
Mensagem: Esse Primo é um brincalhão...

Elite?? Os Cabeçudos?? Agradeço ao William por não instituir o rebaixamento porque é mais fácil voltarmos à trekker que subirmos para a Elite.

Mas um dia chegaremos lá (a equipe já teve esse nome...ehehe).



Data: 22/07/2008
Nome: William Siqueira
Equipe: Organização
Mensagem: Fala Roberto,

Por que Os Cabeçudos são da Elite???

Data: 22/07/2008
Nome: Marcelo Santos
Equipe: A&P
Mensagem: Só temos uma solução para terminar d vez com esse assunto.

Deixamos então as coisas como estão para os Graduados, pois gostamos de moleza. E para os Trekkers façamos d uma maneira diferente pra evitar esses problemas de "vantagens".

Entrega da Planilha Trekker 3min antes da largada da equipe, assim todos estariam em pé d igualdade!!!

Abs!!!

Marcelo Santos

A&P

Data: 22/07/2008
Nome: Moyna
Equipe: Celisa
Mensagem: Charles: o que dizer de bússolas eletrônicas(em relógios), tênis especiais, mochilas, bastões, lanternas e etc... não são todos "vantagens"??
TODOS esses ítens são utilizados hoje em dia em nossas competições e acho tudo normal...
São "vantagens" ou dependende de quem os usa??
Não seria mais um conforto/facilidade tanto quanto ter alguém ou "alguéns" calculando e dizendo se estamos no tempo??
estou tentando pegar emprestado(lógico!!) uma lanterna que pesa 200gr e ilumina tanto quanto aquelas lanternas gigantes que estamos acostumados a ver...
não deveríamos botar um "limite" p/ a quantidade de luz?? não seria uma "desvantagem" para os outros??
em tempo, essa lanterna vale US$500,!?!?
é BEM + caro que um totem!?!?....
TAMBÉM, só + uma opinião...
Valeu, Moyna

Data: 22/07/2008
Nome: Anderson
Equipe: Prá ondi vô?
Mensagem: Renato,

Mais uma vez, concordo com você seria ótimo esse categoria "protesto"! Trabalho a semana inteira com aparelhos eletrônicos, chega final de semana quero praticar uma atividade da qual me identifiquei por ter competição e diversão ao mesmo tempo e ao ar livre... e me deparo com máquinas sofisticadas e desigualdade.
deixando minha opinião resumida... equipamentos eletrônicos e atividades esportivas ao ar livre NÃO combinam.

é só a minha opinião!

Abraços!

Data: 22/07/2008
Nome: Charles Muratori
Equipe: OIKOS - SPECIAL ADVENTURE
Mensagem: Pensando bem...........

Acho que bússolas devem ser abolidas da competição. Podemos usar astrolábios.......

Calculadoras também devem ser abolidas........... Podemos usar ábacos.........

Quero, na próxima etapa, concorrer na categoria "Graduados com sstrolábio e ábaco".


Data: 22/07/2008
Nome: William Siqueira
Equipe: Organização
Mensagem: Olá pessoal,

As planilhas da Etapa Noturna já estão disponíveis para download!

Data: 22/07/2008
Nome: Renato
Equipe: Vaga-lume
Mensagem: Gostaria de esclarecer que sou a favor(!) de usar computador, de mesa ou de mão, para fazer os cálculos preliminares e tudo o mais que for necessário para reduzir o trabalho braçal e o tempo consumido ...isto inclusive evita o desperdício de papel!... apenas com a ressalva de que tais máquinas programáveis não sejam utilizadas durante o percurso de uma etapa (no período entre a largada e a chegada)!
Como a própria Totem escreveu, é possível participar de uma competição sem um computador ao lado, mas “não em condições de igualdade com as equipes que se utilizam desses equipamentos: a diferença de desempenho é brutal”. Ou seja, quando os demais quesitos básicos (navegação, aferição de passos, etc.) são equivalentes, o uso de uma máquina eletrônica programável é capaz de aumentar “brutalmente” o desempenho de uma equipe que aprenda a usá-la. Os Trekkers sem aparelhos programáveis têm poucas chances quando algumas outras equipes que os usam aprendem a usá-los de fato!
No Totem Colosso G2 (dispositivo eletrônico programável para Enduro a Pé): 1) Um botão “pedômetro” é interligado através de um cabo com o Totem, que converte passos em metros e realiza cálculos informando ininterruptamente se você está atrasado ou adiantado... assim você não precisa realizar nenhum cálculo! 2) Dispõe de recálculo automático de trechos, ideal para provas onde a velocidade de um trecho é divulgada no meio da trilha! 3) No padrão Enduro a Pé, o disparo de trecho é automático, isto é, o trecho seguinte é disparado quando você atinge a metragem final do trecho!
Concordo com o Moyna (CELISA) quando diz que não existe igualdade plena, mas “acoplar” um pedômetro a um computador durante o percurso, o qual processa tudo que deveria ser processado pelo cérebro de um competidor (inclusive o controle do tempo), é, no mínimo, vantagem “demais”! Proibir tais máquinas programáveis durante o percurso talvez não evite totalmente as desigualdades, mas certamente as reduziria ao nível humano!
No próximo Brasileirão, por exemplo, como incentivo e apoio aos que gostariam de participar na condição “sem aparelhos eletrônicos programáveis”, poderiam criar uma nova modalidade, a dos Trekkers... SEM MÁQUINAS PROGRAMÁVEIS! Quem sabe, assim, começaria a surgir uma geração de participantes com esta característica... sem os vícios “biônicos” dos atuais praticantes graduados!
Lampejos.


Data: 22/07/2008
Nome: Roberto Primo
Equipe: Rota Verde
Mensagem: Mudando de assunto:
Pelo novo regulamento, Cabeçudo agora é Elite !



Data: 22/07/2008
Nome: Érika Chrockatt
Equipe: Sempre em Frente
Mensagem: Tô precisando de van pra chegar a Sto Aleixo, alguma equipe vai alugar este transporte? Podem me incluir?

radicaldorio@yahoo.com.br


Data: 20/07/2008
Nome: Terezinha Couto de Assumpção
Equipe: ainda sem
Mensagem: Olá!
Adorei minha iniciação no curso de iniciantes do dia 19/07. Montamos uma equipe que deu certo, penso.
Estou preocupada com a minha logística para participar de todos os eventos uma vez que moro em VR. embora respeitando a regra de ser uma competição gostei muito da idéia de participar sem preocupação de vencer o enduro. Quero mesmo é me integrar a grupos que tenham os mesmo interesses de diversão.
Parabéns William, você ajudou muito na motivação e eme deixou com o gostinho de participar das atividades. Vamos ver como me organizo para poder me integrar ainda como iniciante no próximo evento.
Um grande abraço a todos
Terezinha

Data: 20/07/2008
Nome: Bethania
Equipe: EQUIPERIGO
Mensagem: Prá marcelo Cabeçudo: Só hoje pude ler os comentários sobre usar ou não usar equipamentos eletrônicos. Jurei que não escreveria bobre o assunto.....não deu....foi mais forte que eu!!!
Você foi no ponto: QUE PERDA DE TEMPO!!!!
Vamos treinar......só assim que se ganha experiência e, depois de um tempo, medalhas e troféus.
Falando nisso, ontem, como todo sábado, fomos treinar no P. Lage. só não nos encontramos porque só deu prá gente ir à tarde. Mas fomos e treinamos....como você faz, todo sábado.
A

Data: 19/07/2008
Nome: Beto
Equipe: Equipe cão/ ReciPallet
Mensagem: Valeu Moyna pelas palavras, realmente não gostamos desse assunto, principalmente nós que no início também éramos contra. Quando começamos, éramos uns dos primeiros a chegar e doidos para pegar as planilhas (não erão disponibilizadas na rede), ficavamos horas fazendo contas. Depois de 6 meses resolvemos usar um laptop, o que reduziu (e muito) o tempo de cálculo, mas ainda tinha que passar os dados para as planilhas, nesse mesmo semestre, como acontece em todos os outros, havia essa mesma discussão e nossa equipe era contra, até quando conseguimos um palm velho para fazermos um teste e claro foi aprovado (o palm), pois nossos resultados permaneceram parecidos, porém a facilidade era muito maior e o tempo de contas e escrita foi muito reduzido, em meia hora estava tudo pronto.
como ere falado na época, treking não é maratona de matemática. Com o tempo (alguns mais outros menos), os resultados vão aparecendo, mesmo para as equipe que não treinam (como a minha), mas se dedicam durante as provas. As equipe que continuarem participando vão perceber isso, sendo que muitas das que estão hoje querendo acabar com os equipamentos não estarão participando ano que vem.
Hoje usamos o Totem e chegamos em cima da hora da largada. Quanto aos resultados, tanto faz, só não quero ficar fazendo contas.

Data: 19/07/2008
Nome: Cleber
Equipe: Os Primatas
Mensagem: Renato, desculpe-me mas acho que você está errado! Os trekkers não devem decidir sobre o esporte sozinhos não. Acontece que hoje existem 5 graduados cariocas entre os top 20 nacionais (25% do total. Celisa, A&P, Nomad, Amigos do Zé e Evolução. Isto não foi fácil de alcançar e mostra força do trekking carioca para os outros Estados.Isto é bom para "todos" os competidores cariocas. Como vc mesmo disse que entra para competir, então não tem lógica ser contrário à evolução que acontece aqui.Acontece que , não apenas para manter, mas para melhorar o nível, dependemos todos, seja graduado ou não, que novos trekkers apareçam com nível competitivo alto no cenário nacional e se tornem graduados de ponta. Para isso, a meu ver estes mesmos trekkers deveriam usar recursos similares ou até superiores aos trekkers dos outros estados, bem como buscar competir e se mostrarem contra eles , como aconteceu nos 2 últimos brasileiros e no desafio em Mariana-MG. Bom, de qualquer forma,qualquer tipo de votação ou decisão deve ser feita em conjunto com todas as categorias envolvidas , até porque retirando os dinossauros que roeram o osso em um tempo onde não havia divisão de categorias (né Celisa, né Nulaçu) quase todos os graduados foram trekkers um dia.
abçs,
Cleber Gomes - Os Primatas

Data: 18/07/2008
Nome: Rubens Manhães
Equipe: Los Chasquis
Mensagem: Agora etapa sim etapa não vamos perder horas de sabado no excel, hehehehe!
Mas a experiência vai ser válida, depois desses 6 meses, teremos os resultados 3 provas com e 3 provas sem e vamos poder chegar a uma excelente conclusão se os equipamentos são decisivos ou não, e no proximo semestre o william já tera subsidio para tomar a melhor decisão!
nos vemos em santo aleixo...

Data: 18/07/2008
Nome: Renato
Equipe: Vaga-lume
Mensagem: Desta vez, fiquei um pouco preocupado... pela primeira vez um trekkeiro me chamou de "Sr."... apesar da idade e uma imprevista hérnia de disco lombar (há dois anos atrás), sempre me senti um jovem por dentro, com a mesma capacidade aeróbica, a mesma vontade de melhorar cada vez mais, ainda tenho o mesmo peso de quando tinha 15 anos, nem estaria participando de competições de Trekking de Regularidade se não fosse assim, podem acreditar... cada vez que largo numa etapa estou determinado a competir (não é só lazer)... a superar os meus limites e a vencer por mérito os meus "adversários" do esporte (se isto ainda não ocorreu é porque tenho muito a aprender), portanto... por favor, agradeço muito se sempre me chamarem apenas pelo nome, Renato, está bem? Esta diversidade de opiniões é comum quando o assunto é polêmico... pode até, eventualmente, gerar ressentimentos... nestes casos, creio eu, a melhor solução é "democrática". O William está demonstrando que é favorável a se orientar pelos "participantes", que tem uma tendência democrática, haja vista gostar de saber o que os praticantes acharam após cada etapa e fazer pesquisas de opinião no site. Sugiro apenas que exclusivamente os Trekkers possam decidir as regras da categoria Trekkers... isto não prejudicará os Graduados em nenhum aspecto! Concordo que até hoje não existe um conceito uniforme para "Iniciantes"... para mim, independente do tempo na categoria Trekkers, são simplesmente aqueles que ainda não conseguem um desempenho à altura dos Graduados. Ou seja, a graduação deve refletir a evolução do desempenho de uma equipe. Este é o último texto que vou fazer sobre este tema, por não ter mais nada a acrescentar... e, para falar a verdade, também estou "enjoado"... rss. Peço desculpas por ter tumultuado este espaço de Recados. Lampejos.

Data: 18/07/2008
Nome: William Siqueira
Equipe: Organização
Mensagem: Olá pessoal,

Estou acompanhando com atenção os recados, e de certa forma acho divertido, pois entra ano e sai ano, e a polêmica continua a mesma...hehehe
Farei algumas mudanças no regulamento do segundo semestre, e cheguei a conclusão que a melhor forma é a realização de provas alternadas na Categoria Trekkers, ou seja, uma prova com equipamento e outra sem.

Já em relação a prova noturna, a mesma já está pronta! teremos muita tilha, e o mais importante, com segurança!

Até dia 26 de Julho,

William Siqueira



Data: 18/07/2008
Nome: Helton
Equipe: Achados & Perdidos
Mensagem: Acho que o Moyna encerrou o assunto.

Aquele abraço.

Data: 18/07/2008
Nome: Érika Chrockatt
Equipe: Sempre em Frente
Mensagem: Tô precisando de van pra chegar a Sto Aleixo, alguma equipe vai alugar este transporte? Podem me incluir?

radicaldorio@yahoo.com.br

Data: 18/07/2008
Nome: Vote Não da Silva dos Santos d
Equipe: VNT- Vote Não Trekking
Mensagem: Existe um muro na Av. Nossa Sra de Copacabana que tem uma pintura sobre o frescobol. Existe uma frase do tipo: Nasceu aqui, nos anos 60 o único esporte onde não existe um vencedor ou perdedor (rs.Faz anos que não reparo naquele muro , mas acho que é isso)! Pois bem, tá errada, pois como em qualquer esporte, já existe campeonato também.Ééééé... o frescobol evoluiu! O trekking quer ser declarado esporte? Então também tem que evoluir!Vote não pelo fim dos equipamentos eletrônicos em qualquer categoria!


Data: 18/07/2008
Nome: Vote Sim da Silva dos Santos d
Equipe: VSTT-Vote Sim Trekking Team
Mensagem: Galera, estou com uma dúvida! Por que a Ferrari insistia em pagar muitos milhões de dólares de salário para o Shumacher? Com o mesmo carro o Barrichello poderia garantir vitórias ganhando poucos milhões de dólares.Ou não? Será que o brasileiro com aquele equipamento eletrônico todo, e sem o alemão, não seria certamente o campeão?Será? Ah! Foi mal. É trekking né...Pô! Tô preocupado com a galera que tá ganhando tudo. Acho que deveria haver uma pesquisa e votar sim para proibir certos tipos de tênis.Tem contador que tá errando 1 metro em mil. Assim não dá! Têm umas marcas aí que o vendedor da loja já garante erro inferior a 0,3% na contagem de passos.Têm outros que ao entrar e sair de um trecho com riacho a água não acumula. Pô , meu tênis tá acumulando meio quilo de pedra toda vez que entro neste mesmo trecho.Outra coisa;fiquei sabendo que a partir do campeonato brasileiro do ano passado em Socorro, houve a divisão de categorias. Queria saber pra que trekker vai querer categoria só para ele? Vamos fazer pesquisa e votar sim para acabar com isso. É muita evolução e o esporte não precisa disto. Tem que definir assim: Campeonato nacional é para graduado e trekker só no regional!


Data: 18/07/2008
Nome: Moyna
Equipe: Celisa
Mensagem: Na maioria das vezes os graduados nem mais discutem esse assunto, de tanto que ele volta a cena, como disse o Warley...
Fomos a 1a equipe a usar um totem no RJ. No começo, ninguém sabia nem o que era nem o que faziam. No mundo off-road já era bem manjado...
Cansamos de fazer contas, pois achávamos extremamente chato(ainda hoje achamos) e até com um laptop na mochila nós já corremos naqueles tempos!?...
Depois de algum tempo, começamos a ganhar provas correndo SEMPRE com 3 contra verdadeiros exércitos que eram as equipes. Tudo isso p/ poder dividir tarefas. Naquele tempo era só uma categoria e NÃO podia largar com 2. Volta e meia levávamos alguém de "chipeiro" p/ conseguir largar...
Começou então uma campanha p/ fazerem provas SEM o uso, pois de acordo com a "maioria", o totem era injusto e ganhava as provas... Ninguém nem tinha usado um desses, mas já metiam o pau e diziam que "assim era mole"...
Começou então uma campanha p/ dificultar as provas(!?). Entregavam as planilhas 3min antes de cada equipe largar e etc...
Ai todo mundo ficou feliz. AGORA "quero ver eles digitarem tudo antes de largar"...
Foi uma época MUITO feliz para nós. "Eles" não entenderam que quanto mais se dificultava dessa maneira as provas, mais fácil ficava p/ quem usava totem... hahaha
Algumas equipes começaram a se aventurar fora do RJ e viram que MUITOS usavam e assim adotarem o uso delas. Também la "fora" exestia uma resignação contra as máquinas, mas lá era mais no sentido que não acreditavam que elas eram a solução, Que eram muito caras e usavam todo tipo de bujingangas...
Começou então, aqui no RJ, esse negócio de proibição de uso em certas etapas. Houve uma que o nosso montador William(!?) recolheu obrigatoriamente TODAS as máquinas no meio da prova num neutral. SEM aviso prévio!! Durante o neutral ele entregava calculadoras de 4 funções para as equipes e boa sorte. Ficou ruim, mas SEM largar c/ aquelas "tabelas", ficou ruim p/ "eles" também...
NUNCA gostamos dessas provas, mas com a chegada do Nicolas a equipe, essas provas passaram a ser como outra qualquer...
Bom, através dos tempos, de todas essas "fases", ganhamos COM totem, SEM totem, dividindo a equipe, omitindo velocidades, omitindo metragens, omitindo tempos, ultimamente omitindo bússolas e etc...
Claro(!!) que outras equipes também... O que vcs. que ainda NÃO usaram e NÃO entenderam é que essas máquinas na verdade causam um equilíbrio. SIM(!!) um equilíbrio, pois equipes que não contam com:
- um matemático podem correr em igualdade com uma que tenha um bom calculista...
- equipes que tenham 3/4 contadores MUITO bons, pois o totem tem programação para 4 tamanhos de passos diferente e bastando um clique, vc. pode alterar o tamanho do passo durante uma média alta ou trecho íngrime...
- Vc. pode programar o totem p/ "apitar" quando está atrasado ou adiantado. Desta maneira uma equipe que só tem 2 ou 3 pode ter mais igualdade contra uma equipe que tem 6 e se divide na hora que está perdida e atrasada...
Elas fazem uma equipe que tenha um cara bom em suas funções largar em igualdade com uma que tenha VÁRIOS para cada função...
Em resumo, calcular o tempo é SÓ mais uma das funções que essas máquinas executam.
Ao contrário do que alguns pensam, geralmente trekkers, quanto mais "facilitarem" entregando planilhas online(lembram a guerra que foi), NÃO omitirem nem velocidade, nem metragem final e etc, mais DIFÍCIL fica a prova para as equipes "veteranas". Quando há alguma "dificuldade", nós(graduados) SEMPRE levaremos vantagem por termos bons contadores, bons navegadores, bons calculistas(SIM nós temos), todos terem experiência de TODO tipo de "novidade" e NÃO pq temos um totem... ESSA é a diferença...
Se a prova for SÓ contar e navegar a planilha, essa vai ser a prova que pode dar "zebra"...
É como um excelente batedor de falta. "SE" o goleiro tirar a barreira, dificulta MUITO p/ o batedor...
Então, trekkers por favor, aumentem a campanha "dificultem" o MÁXIMO possível!! É tudo que agente(elite) gostaria... rsrsrs
Quanto a proibição na trekkers, honestamente, acho que continuará sendo campeão quem tiver o(s) melhor(es) contador(es), pois é a base do esporte...
No caso de COM proibição, quem largar com mais gente "boa" na equipe, pois fica MUITO mais fácil dividir as funções e largar em TODAS as provas c/ uma formação competitiva...
De novo, só minha opinião...
Valeu, Moyna

Data: 17/07/2008
Nome: Robinson
Equipe: Os Primatas
Mensagem: Ainda dentro do assunto "maquininhas" ( isso já está enjoando... )

Se juntar o que falou o digníssimo Cabeçudo ( com a devida permissão da intimidade rsrsrs )com o que falou mestre Moyna não falta mais nada a ser dito! ( ou seria escrito? )

Parafraseando "Sandy & Junior"

Vamos treinar!
Vamos treinar! Vamos treinar! Vamos treinaaaarrrr!!

hehehehe

abração a todos!

p.s. Um dia eu voltarei !! ahahahahaha

Data: 17/07/2008
Nome: Warley
Equipe: NOMAD
Mensagem: Entra ano, sai ano e a discussão é sempre a mesma.

Sugiro que ao inves de voltarmos nesta discussões seja criado um "MURO DE RECADOS HISTORICOS", pouparia tempo de todos pois sempre surge uma VELHA NOVIDADE nos debates, quem quisesse saber o final desta historia somente precisaria LER o "MURO HISTORICO".

Seja com ou sem equipamento, quem aprende "o riscado" se vira bem, já vimos muita equipe BOA sem equipamentos dando surra em equipe com 6 pessoas e 6 maquinas.

Minha sugestão é : Façam o maior numero de provas possiveis e avaliem seus erros e acertos, debatam, briguem ,mas no final defina uma estratégiaobjetivos para a sua equipe perseguir, isso irá mostrar se vc quer COMPETIR ou SE DIVERTIR.

Abraços.

Data: 17/07/2008
Nome: Marcelo
Equipe: Os Cabeçudos
Mensagem: Salvem Trekkeiros!!!


Discutir se o copo está meio cheio ou meio vazio, se a zebra é branca com listras pretas ou preta com listras brancas, se o ovo veio antes ou depois da galinha, a importância do uso de “equipamentos programáveis”, por que Tostines vende mais, como assassinar o PC 17...e tantas outras coisas....chega uma hora em que vira perda de tempo.

Há tempos eu estava em meio a um debate desse tipo (do tipo perda de tempo), aqui mesmo nesse mural, e alguns dos antigos sugeriram que treinássemos mais. Demorei um pouco para entender a mensagem e hoje me sinto à vontade para passar o conselho à frente.

Em vez de se preocupar se a “Equipe A tem Totem”, se a “Equipe B tem Palm”, se a “Equipe Nico” tem uma mãe-de-santo e se a Equipe D tem um contador de passos biônico, por que não começar a treinar mais?? (se é que já começaram os treinos...)

As equipes que obtêm os bons resultados não os conseguem “só” com o uso de aparelhos eletrônicos programáveis. Eles são meras ferramentas utilizadas por gente que rala MUITO treinando constantemente (duvido que tenha um sábado sequer que não tenha “pilhados” treinando no Parque Lage - Eu vivo lá!!!). De nada adianta um Totem manuseado por uma equipe sem treino algum, assim como uma equipe de ponta arrebenta mesmo com planilhas do Excel. Posso me usar como exemplo: uso Totem e na prova passada perdi mais de 4000 pontos. E aí? Foi um problema no aparelho eletrônico programável ou foi uma barbeiragem da minha equipe, que aconteceria com planilha, equipamento, anjo da guarda atento e o escambal. Equipamento não ganha prova...é fato. Cito também a Equipe “Perdidos no Rio”, que não usa aparelhos, não reclama dos que usam, é respeitadíssima pelos “equipados”, e está sempre entre os primeiros colocados da Graduados. Aparelho fez diferença? Não....o talento e a experiência fizeram.

A categoria trekker, como reza o regulamento, é destinada aos iniciantes e àqueles que não se importam com o resultado. Me perdoem se entendi errado, mas os iniciantes e os que não se importam com o resultado não deveriam estar preocupados com os equipamentos utilizados pelos que querem crescer e que em breve estarão nas categorias superiores, deixando para trás a categoria destinada aos INICIANTES. Acho que o “x” da questão é a dificuldade de se definir “Iniciante”. Seria iniciante quem tem pratica o esporte há poucos meses ou quem nunca teve um resultado considerável, independente do tempo de trekking?

Então fica aqui a sugestão deste humilde Cabeçudo: Vamos treinar!!!!

Abraços em todos.

Em tempo: para desespero das equipes trekkers deixo o meu “equipamento programável” à disposição dos “Vaga-Lumes” na próxima prova. O aparelho conta passos precisamente, navega, bate bússolas, visualiza referências e não deixa o usuário cansar nunca. Com certeza vencerão a etapa com menos de 50 pontos perdidos....



Data: 17/07/2008
Nome: Marcelo Santos
Equipe: A&P
Mensagem: Estava só acompanhando esse debate de longe, pois como se trata d um assunto q vira e volta é lembrado.

Sou totalmente contra a proibição dos Aparelhos eletronicos, pois se trata da evolução do esporte e das equipes.

Uma equipe tem q ter o direito de aprender a usa-lo ainda na categoria iniciantes, pois faz parte do aprendizado.


Sr. Renato, apesar dos Trekkers serem a maioria, como o Sr. mesmo lembrou, somente uma pequena parte dos competidores está se preocupando se outra equipe usa ou não os tais aparelhos. Posso garantir q a grande maioria vai para conhecer o esporte, se apaixonar e só depois se preocupar em melhorar resultados. O que acaba se tornando um ciclo. O que não pode acontecer é uma equipe continuar na categoria iniciantes por mais d 1 ano e meio, pois ja passou de todas as fases d aprendizado, ja merecendo a graduação.
Se formos fazer uma analise friamente veremos q as equipes graduadas estão em maioria,pois vamos em todas as provas. Enquanto os Trekkers, como estão no começo, nem sempre comparecem em todas as provas.

Agora não devemos nos basear por essas pesquisas, pois os mesmos q votam são aqueles q sempre estão postando aqui no muro. é o mesmo q 4 pessoas votassem contra e somente uma a favor, seriam 80% dos votos contra 20%, totalmente fora da realidade do esporte.

Não pense q isso é choro de graduado, pois estou no esporte a mais d 6 anos e posso garantir que sem os tais equipamentos, não existiria a evolução do mesmo.

Só lembrando..........metronomo apesar d não ser "programavel" pode ser pior q um palm ou totem, pois ele dita o ritmo da passada. O q cai no mesmo caso, sem um bom contador nenhum aparelho ganha prova.

Se fosse assim,amarraria uma corda nos meus Totens e os seguiria durante a prova inteira......

Abs a Todos.

Marcelo Santos

A&P.






Data: 17/07/2008
Nome: Renato
Equipe: Vaga-lume
Mensagem: Apesar dos "choros" de alguns graduados (que gostam de moleza... rss), no meu entendimento, as Organizações devem se orientar prioritariamente pelos Trekkers, pois são a maioria... sugiro até, para encerrar o assunto, que seja feita uma nova pesquisa no site, da seguinte maneira: a Organização enviará um e-mail convidando todos os participantes Trekkers a votar na pesquisa do site (para ter o maior número de votantes possível) e somente os Trekkers votarão se as máquinas eletrônicas programáveis devem ser proibidas... na categoria Trekkers, ou não. Não é necessária uma votação exclusiva para os graduados, pois parece que todos já têm pelo menos uma e, por enquanto, devem continuar assim, por causa das competições nacionais, etc. Mas isto não quer dizer que um dia não seja abolido totalmente o uso destas "máquinas" eletrônicas em todas as categorias... ainda não é possível votar isto a nível nacional, pois as Organizações ainda não têm este nível de organização geral, com critérios uniformes de graduação, etc. Por falar nisso, as Organizações do RJ poderiam filiar-se à Federação Paullista de Enduro a Pé e Trekking - FEPEP, por exemplo, já que são "ilhas" isoladas entre si... assim haveria chance de uniformizar um pouco mais os Regulamentos... no regulamento da FEPEP, inclusive, é permitido um só integrante participar representando a sua equipe... e, quem sabe, não seria mais permitido que uma equipe (como as graduadas Minhoca Dentuça e Oikos) participe em duas competições em categorias diferentes. Creio que deveria ser obrigatório um período mínimo de seis meses na categoria Trekkers (sem usar aparelhos eletrônicos). Depois, se uma equipe Trekker quiser usar máquina programável poderá usá-la, bastará inscrever-se na categoria Graduados B... o Regulamento permite isto por simples opção (apenas não poderá mais voltar para a categoria Trekkers). Vocês que são Trekkers, concordam que o que foi escrito acima é bastante coerente? Lampejos.


Data: 16/07/2008
Nome: Anderson
Equipe: Prá ondi vô?
Mensagem: Renato (vaga-lume),


Concordo com você! Por mim, equipamentos proíbidos!

Data: 16/07/2008
Nome: Rubens Manhães
Equipe: Los Chasquis
Mensagem: Bom, depois de ler a opnião de várias pessoas, continuo achando a proibição de equipamentos desnecessária, só as vezes em 1 etapa para aumentar o desafio.
A grande diferença pra mim no fato de usar ou não equipamento, é que meu palm me informa a posição que eu deveria estar a cada segundo, enquanto minhas 15 páginas de planilha me informam onde eu deveria estar a cada 3 segundos, uma diferença muito pequena pra justificar muito papel impresso.
No mais, tanto faz...

Data: 16/07/2008
Nome: Helton
Equipe: Achados & Perdidos
Mensagem: Como disse o Moyna esse assunto sempre vem à tona, e sempre há esse tipo de divisão nas opiniões; de modo que mesmo que a pesquisa realizada no site, aponte uma maioria esmagadora favorável à mudança, no momento que ela ocorrer, novas polêmicas vão surgir na carona deste episódio.
De qualquer forma, acho que a trajetória de uma equipe na categoria trekker se encerra no momento em que a competição e a rivalidade começam a fazer parte da sua rotina. Por esse e por alguns outros motivos a categoria "Graduados" acabou sendo dividida: a criação da categoria intermediária visava exatamente comportar as equipes mais novas que já incorporavam o espírito de competição.
Sempre surgem muitas idéias a respeito do que fazer e o consenso num evento de que participam 200 pessoas (em média) por ocasião vai ser sempre muito difícil; mas na minha opinião toda equipe deve querer graduar o mais rápido possível, quando era trekker eu não pensava assim, mas também não conhecia o outro lado; e depois que vemos a trajetória de uma equipe como a Nomad, que mesmo na Graduados já estava com a cabeça nos resultados da Elite; a cabeça começa a trabalhar de uma forma diferente.

Espero ter ajudado mais do que atrapalhado... em tempo, sou favorável à proibição em provas alternadas.

Aquele abraço.

Data: 15/07/2008
Nome: SUN
Equipe: Pé Rapado
Mensagem: Amigo Vaga Lume. Entendo seus lampejos sobre a tecnologia. Não posso dizer que concordo senão seria maldade da minha parte competidora pensando: se os trekkers não usarem aparelhos irão graduar indefesos.

É claro que um aparelho ajuda e muito pois controlamos a prova passo a passo. Se o passo estiver errado, já era... se a navegação estiver errada - já era. Então, para colocar um aparelho no braço tem que se ter, no mínimo, regularidade. Não irei citar casos de equipes que rodaram melhores sem equipamentos mas a verdade é que o básico: navegação e contagem de passos é que fazem a diferença, certo?

O que o Charles (Óikos) fala sobre a quantidade de folhas é que, nós dividimos a prova de 30 em 30 metros para ajustarmos nossos passos - e não somente pelos trechos e referências (pois na maioria dos casos os pcs estão pelo caminho). Daí vem as tais 15 páginas de planilhas e mais horas e horas em frente ao micro. Me lembro da última etapa sem aparelho de ficar 1 dia todo dividindo a planilha e jurando que nunca mais faria provas assim (mto trabalho).

Na categoria trekker considero desvantagem não poder usar aparelhos e por outro lado vejo como igualdade de condições com os demais, já que se trata de uma categoria de iniciantes. Ainda digo mais: a graduação por vitória deveria ser opcional para as equipes com menos de 1 ano de trekking - pois sem favoritismo (equipes veteranas) irão subir mtas equipes que ainda estão aprendendo a brincadeira. Sem aparelho então será mais complicado.

A verdade é que o Brasil usa aparelhos. No desafio em Mariana tinha equipe com 3 pessoas e os três de totem no braço, é mole?

Torço para que a categoria trekker se aprimore e dê grandes futuros competidores nacionais.

Continue com seu passo calibrado que vc irá longe!

Gde abraço

SUN
www.perapado.multiply.com

Data: 15/07/2008
Nome: Marcos Ramos
Equipe: LOST
Mensagem: hahahah... Esse é o Moyna... rs rs rs rs Deixa os graduados fora disso... rs rs rs rs Ele está mais que certo, afinal de contas concorrem no ranking da ABRAPEP e Brasileirão com equipes de outros estados MAIS DO QUE EQUIPADOS!!! hehehe

Acho complicado esse assunto e deveria ser uma decisão a nível Nacional, sendo a decisão final imposta para homologar os circuitos pela ABRAPEP, seja qual fosse a decisão...

Entendo o seu lado Renato (Vaga-Lume), porém tb temos que concordar com o Átila (Mukekos)... rs rs rs Passar o Sábado inteiro montando planilhas pode ser desanimador e afugentar muitos competidores!!! rs rs rs Sem contar que muitas equipes correm apenas em dupla ou com 3 pessoas... Como disse o Moyna, quem leva vantagem nisso (Equipes largando sem equipamentos com 2 ou 6 pessoas??)...
E digo mais... As equipes Trekkers que saem do Rio para concorrer com as de outros estados encaram equipes super equipadas tb e se não estiverem preparadas/equipadas ficarão em desvantagem, não acha?!?!?!

Tenho a impressão que esse é APENAS MAIS UM dos motivos pelo qual o Trekking de Regularidade não é tratado oficialmente como esporte... Nunca se chega a um consenso geral para ser seguido por todos os Organizadores!!

Bom, falei demais... rs rs rs rs Inté!!!

Data: 15/07/2008
Nome: Moyna
Equipe: celisa
Mensagem: esse assunto "eletronicos" volta e meia vem a tona e ate´hoje nao se chegou a uma conclusao...
meu voto e´que, na Elite, SEMPRE liberado, nas demais nao sei...
So´p/ "adicionar" ao debate da igualdade: correndo SEM eletronicos, uma equipe largando c/ 6 nao leva vantagem sobre uma equipe com 3??

Data: 15/07/2008
Nome: Cilezio
Equipe: Pé-Rapado
Mensagem: Para Claudio - Trekkinologicos.

Não vou entrar nesse mérito de usar ou não aparelho, pois eles foram criados e adaptados para que as equipes/competidores pudessem usar e tornar a disputa mais acirrada possivel..

Só gostaria de informar que a participação a nivel nacional pode ser feita por qualquer equipe, tanto trekker quanto graduado (não existe distinção entre Elite e Graduados!).

Fui a minha primeira experiência a nivel nacional esse ano, não fomos bem, mas a bagagem que se traz é incomparavel. Você poder competir com pessoas de outros estados e perceber o quanto elas se dedicam, e como elas agem, não tem preço!
Ano que vem é no Rio, então prepare a sua equipe e vamos que vamos!!! Nada de Mineiros, Paulistas ou Capixabas ganhando por aqui!!

Ah! Caso queira um pouco mais de intercâmbio, participe de outros circuitos fora do estado... Pelo menos fiquei com uma bruta boa impressão da Iron, aonde fomos bem recebidos pela organização.

Abs, e até a noite! hehehe

Cilezio.

Data: 15/07/2008
Nome: Atila Guidolini
Equipe: Mukekos
Mensagem: Nós da Mukekos corremos a categoria Trekkers sempre sem Equipamento eletrônico. E éramos uma boa equipe.

Quando Graduamos a necessidade de melhorar fez com que investíssemos em um equipamento.

Acho que na Categoria Trekkers é interessante a não utilização. Porém a maior facilidade que nestes equipamentos é o de poupar muito trabalho antes da prova.

Hoje temos mais prazer em Fazer trakking pois já não precisamos passar o Sábado inteiro fazendo planilhas.

Ao meu ver provas alternadas é uma justa escolha.

Data: 15/07/2008
Nome: Renato
Equipe: Vaga-lume
Mensagem: Charles Muratori (Oikos), não sei por que vc fala em levar "quilos" de papel, que exagero! Basta transcrever as informações da planilha de cálculos (nº de passos, etc.) para o mapa de navegação. Gosto muito de equipamentos eletrônicos "programáveis" mas pessoalmente considero até um tanto antidesportivo usá-los na categoria dos Iniciantes. Na pesquisa do site cerca de 54,77 % (até ontem) já votaram a favor da proibição destes aparelhos na categoria dos Trekkers. Nesta categoria, o uso de aparelhos eletrônicos pode diminuir o esforço físico e aeróbico, pois o ritmo é facilmente controlado e adaptado em cada trecho e diminui a probabilidade de atrasos significativos de tempo, que implicariam em um esforço físico maior para recuperá-los (é bom lembrar que nos Trekkers é comum atrasos de vários minutos, não de segundos... como nos graduados). A ênfase dos Iniciantes deveria ser aprender e desenvolver os princípios básicos... navegação, precisão dos passos, controle do tempo... sem aparelhos eletrônicos, sem pilhas ou baterias, sem imprevistos eletrônicos durante uma etapa, sem gastos desnecessários (um Totem custa mais de R$ 900,00)... Lampejos.

Data: 15/07/2008
Nome: Cláudio
Equipe: Trekkinológicos
Mensagem: Amigos,
Não sou de entrar em discussões... principalmente aqui, mas sei que esta é uma velha questão que volta e meia surge e acho válido deixar minha opinião:
Realmente, equipamento sozinho não ganha prova... mas na categoria iniciantes (trekkers), acho que faz diferença.
Hoje temos três categorias, e acho que uma equipe que investe uma quantia razoável em um equipamento, mostra acima de tudo que não quer ser "iniciante"...
Ninguém começa com Totem, Winner, etc.. - começa só com calculadora e contador mecânico - e às vezes, nem isso... já vi contador Trekker contando passos mentalmente!

As categorias devem servir como uma evolução de aprendizado, sendo o mais equilibradas possíveis e também pensar na renovação do esporte:
- A Trekkers, para aqueles que ainda precisam conhecer e aprimorar os fundamentos básicos (ler planilha, contar passos regularmente, ler bússola, etc.).
Aqui, ganhar provas não deveria ser o mais importante, mas sim vontade de voltar no próximo mês.
Se os iniciantes não voltarem para outras etapas, daqui a algum tempo, talvez não haja etapa alguma! E percebam que isto pode não ser pessimismo ou exagero...

- A Graduados, para quem já possui os fundamentos, quer investir para se aprimorar com equipamento eletrônico e disputar a nível local com seriedade.

- A Elite, para quem quer disputar a nível nacional...

Não posso deixar de citar como exemplos a Oikos e Amigos do Zé, que com seriedade e profissionalismo evoluíram assim e em apenas um ano ascenderam merecidamente de Trekkers à Elite...

Bom, é isto. Já me alonguei muito.
Abraços a todos.

Data: 14/07/2008
Nome: Charles Muratori
Equipe: OIKOS - Special Adventure
Mensagem: Renato,

Acho que vc ainda não entendeu que um equipamento eletrônico progamável não ganha prova, não faz nenhuma equipe diminuir significativamente sua pontuação (nossa equipe está cansada de fazer mais pontos em provas com Totem do que sem Totem, assim como outras equipes tb !!).............e ainda mais, não altera em nada a parte física da prova (não sei de onde vc tirou essa idéia !!). Não vou negar que ele ajude, a partir do momento me que não temos que levar quilos de papel com planilhas impressas (olha o desperdício !!), mas se a equipe não souber o que fza na trilha, ele de nada adiantará !! Quando vc fala que com equipamentos equipes já fizeram menos de 50 pontos, esquece de citar que nessa mesma prova, a equipe trekker vencedora perdeu algo em torno de 70 - 90 pontos (usando uma calculadora, não sei se programável ) !! O q concluimos então, que a prova é que estava muito fácil para quem já domina o esporte !!! Essa é a diferença: saber ler uma planilha, saber ler a trilha, contar passos regularmente, prever posição de PCs, saber ler uma bússola sob pressão..........quando uma equipe domina todos esses princípios do esporte, começa a fazer diferença nas trilhas !!

Posso te garantir que um bom contador de passos pode ser derrubado por um erro do navegador , e vice-versa !! E daí, o Totem não adianta de nada !!!

Vamos fazer o seguinte, coça esse bolso, compra um Totem e vem ganhar provas !!! hahaha

Afinal de contas, se não me engano, vc é engenheiro eletrônico.............e deve gostar de equipamentos eletrônicos !!!

Abraços

Data: 14/07/2008
Nome: Renato
Equipe: Vaga-lume
Mensagem: Gostaria de registrar a minha opinião, que é divergente à do Rubens Manhães (eq. Los Chasquis), sobre a proibição de equipamentos na categoria trekkers.
Os equipamentos eletrônicos “programáveis” (Palm Top, Totem, HP 48G, Winner, Compass e outros similares), são desnecessários e tornam a competição “desigual”, o que não favorece a continuidade do “Esporte que caminha” a longo prazo e em escala maior. Contudo, são muito úteis nas Organizações de trekking de regularidade, no controle dos tempos de passagem das equipes pelos PCs, no registro da distância percorrida até cada PC Virtual, ao longo do percurso de cada etapa, por exemplo.
O princípio de “igualdade” deveria prevalecer sempre numa competição, para que, pelo menos teoricamente, as chances fossem iguais para todas as equipes, o que favoreceria não só a continuidade mas, inclusive, o crescimento deste Esporte. Sou até favorável a criar uma nova categoria “sem aparelhos programáveis”, independente da categoria “com aparelhos programáveis permitidos”, inclusive nos campeonatos nacionais. A única exceção poderia ser o “aparelho eletrônico não-programável” (metrônomo musical e similares), que só marca o tempo de cada passo duplo, melhorando apenas a precisão dos passos e não adicionando nenhuma vantagem competitiva relevante.
Usando aparelhos eletrônicos programáveis algumas equipes já perderam menos de 50 pontos em etapas, profissionalizando cada vez mais seus resultados e robotizando o esporte... em prejuízo da sua “rusticidade” natural e desestimulando o aumento de equipes nas etapas (o que não é do interesse das Organizações de Trekking de Regularidade).
Quando os aparelhos eletrônicos programáveis são proibidos, a competição fica mais difícil... e quanto pior, melhor, torna-se mais complicado vencer, a parte física e aeróbica é mais exigida, já não é tão viável perder menos de 50 pontos numa etapa, as equipes trekkers priorizam o aprendizado dos princípios básicos do Trekking de Regularidade sem a dependência de “máquinas eletrônicas”... que às vezes apresentam defeito durante uma competição e representam um custo adicional dispensável.
Creio que as Organizações deveriam se orientar prioritariamente pelos Trekkers, pois são a maioria das equipes participantes nas etapas... proporcionam um retorno maior a seus investimentos e garantem a continuidade do esporte a longo prazo.
Uma sugestão seria uma pesquisa... com a Organização enviando antes uma mensagem a cada participante convidando a participar da votação através do site. Assim, saberíamos a opinião da maioria.
Lampejos...


Data: 09/07/2008
Nome: Érika Chrockatt
Equipe: Sempre em Frente
Mensagem: Gostaria de saber sobre van pra chegar em Sto Aleixo, vai rolar alguma? Posso ir? radicaldorio@yahoo.com.br

Data: 08/07/2008
Nome: JORGE
Equipe: ONÇAS URBANAS
Mensagem: MOYNA,
Parabéns pela crônica....mostra muito bem o que foi o desafio de 12h.
Realmente os amantes do trekking...a galera fissurada...não pode deixar de participar PELO MENOS uma vez.
Acho que ninguém comentou ainda mas a Organização informou que para o ano que vem o DESAFIO sairá do campeonatoda IRON e passará a ser uma prova NACIONAL, sempre em território mineiro, NO SEGUNDO SEMESTRE e com a mesma orgnização do brasileirão, ou seja Wellingtom(IRON) + o Zé Maurício.
Forte abraço a todos....


Data: 08/07/2008
Nome: Marcos Ramos
Equipe: Os Mano & As Mina / LOST
Mensagem: Grande William, vlw pela matéria do Desafio dos Inconfidentes!!

Acho que o Mano Jorge já disse tudo!! rs rs rs Sem dúvida é uma experiência que todo trekkeiro deveria experimentar um dia, pq na minha opinião, não basta apenas estar com o preparo fisico em forma, mas tb o psicológico conta muito, pq manter a concentração na navegação e na contagem de passos por tanto tempo não é fácil não!! Principalmente pq após algumas horas, quando o cansaço e as dores aparecem é dificil manter a regularidade... Mas como bons brasileiros, não desistimos nunca... rs rs rs
Parabéns a Nomad reforçada pela brilhante participação na Etapa e no Passo de Ouro... Por pouco deixaram de papar as duas, hein?!?!
Parabéns tb a todas as equipes cariocas se juntaram e partiram para o desafio... A & P reforçada de vários craques mandaram super bem... Trekkeiros do Rio com um desempenho muito bom e todas as demais equipes que representaram super bem o RJ. Na minha opinião, só por completar a prova já é uma vitória!!
Os Mano & As Mina que pela primeira vez correram juntos tb mostramos ser capazes de fazer bonito e conseguimos uma pontuação digna de "gente grande" sem precisar correr, o que foi por demais importante nessa prova!!! hehehe
Michelle, vc foi guerreira e foi até o fim apesar do extremo cansaço. Parabéns! Essa superação com certeza reflete em tudo o que fazemos no esporte e na vida.
Abraços em todos.

Data: 08/07/2008
Nome: William Siqueira
Equipe: Organização
Mensagem: Nicolas, não na primeira prova do Semestre e do ano.

Data: 08/07/2008
Nome: Nícolas Zubok
Equipe: Celisa
Mensagem: Willian,

no quadro de largada nã odeveriam estar os 3 primeiros da elite na frente ?

Data: 07/07/2008
Nome: SUN
Equipe: Achados e Pé Rapados
Mensagem: Pois é Willian, uma prova diferente de tudo que conhecemos sobre trekking. Só de vc largar a meia noite e ver o sol amanhecendo na trilha já é uma sensação inesplicável!
Viajar 7 hs no sábado, competir mais 11 (de sábado pro domingo) e voltar logo depois + 7hs dá um total de 25hs de desafio hein?
Espero que algum dia possamos desafiar o brasil por aqui =)
Parabéns pelo destaque da matéria.

SUN - "o capitinha" rsrsrsrs

Data: 07/07/2008
Nome: JORGE
Equipe: "OS MANO E AS MINA" / ONÇAS URBANAS
Mensagem: William,
Obrigado pelo destaque dado à nossa conquista no “DESAFIO DOS INCONFIDENTES”.
Realmente é uma experiência diferente de tudo que já fizemos nestes quase dois anos de trekking.
Para se ter uma idéia, +/- às 6 horas da manhã, depois de 4:30 de prova noturna, chegamos num “neutrinho” de 3 minutos...olhei a planilha e disse: “VAMOS LÁ GALERA....SÓ FALTAM 20KM”!!!!!....rsrsrsrs.....mas como nós trekkeiros normalmente falamos : “QUANTO PIOR MELHOR”...rs...foi muito legal.
Participar e terminar uma provas destas já é muito gratificante, conquistar uma boa colocação melhor ainda....principalmente como umas das Equipes que estavam representando o Rio de Janeiro nas Terras Gerais.
Parabéns à NOMAD...e a todos os cariocas que participaram do Desafio, em ESPECIAL à minha Equipe que trabalhou muito bem...sem grandes “stresses” e com muito apoio uns aos outros nos momentos de dificuldade. “MANO E MINA”, mesmo sem nunca termos corrido juntos os 4, FUNCIONOU!!!!!!
Parabéns ao Wellington e toda a Organização da IRON pela logística impecável numa prova tão longa e obrigado a toda a “Mineirada” pela forma cortês e amiga que sempre nos recebem por lá.
Forte abraço a todos,
Jorge –“OS MANO E AS MINA / ONÇAS URBANAS


Data: 07/07/2008
Nome: Sylmara
Equipe: Watoto
Mensagem: Valeu galera pelas informações!!!
Até Santo Aleixo!!!

Data: 07/07/2008
Nome: William Siqueira
Equipe: Organização
Mensagem: Queria deixar os parabéns as equipes que estiveram presentes no "Desafios dos Inconfidentes", que aconteceu neste final na cidade de Mariana. As equipes do Rio arrebentaram, principalmente a "Nomad" e "Os Mano e As Mina", que trouxeram a segunda colocação em suas Categorias.

Valeu mesmo!
Desta vez não deu para nós irmos, mas ano que vem estaremos lá.

William


Data: 07/07/2008
Nome: BETHANIA
Equipe: EQUIPERIGO
Mensagem: WILLIAM, ESTAVA ESPERANDO LER OS COMENTÁRIOS PRÁ PODER FAZER OS MEUS! PELA INEXPERIÊNCIA (2ª PROVA), EXPERIMENTAMOS MUITA CONFUSÃO NA NAVEGAÇÃO DOS TRECHOS URBANIZADOS. OS CONTORNOS DENTRO DE QUIOSQUES E OS TRECHOS NA PRAIA DE CAMBOINHAS, CONTARAM COM UMA QUANTIDADE ENORME DE PALPITES DE GARÇONS, BANHISTAS, VOVOS E VOVÓS QUE CAMINHAVAM, CRIANCINHAS E, POR AI FOI. PERDEMOS A CONCENTRAÇÃO INÚMERAS VEZES E, POR ESTE MOTIVO TIVEMOS ERROS BOBOS QUE NOS CUSTARAM CARO! ALÉM DISSO TIVE, MUITAS VEZES, A SENSAÇÃO DE ESTAR ATRAPALHANDO O LAZER DA GALERA LOCAL. FORA ESTES TRECHOS, OS DEMAIS FORAM MUITO FÁCEIS E AGRADÁVEIS. QUANTO AO MEIO AMBIENTE, ESSA É MINHA ÁREA DE TRABALHO E SÓ POSSO DIZER QUE, SEMPRE QUE POSSÍVEL, ISSO DEVERIA SER INSERIDO NO NA TRILHA. JÁ PARTICIPEI DE MUITAS FORA DO RIO E SEMPRE HÁ UM MOMENTO ECOLÓGICO NA PARADA! PARABÉNS PELA INICIATIVA! PAPEL RECICLADO: EU JÁ AHVIA PENSADO EM FALAR COM VC. É CLARO QUE É MTO. IMPORTANTE E, ACREDITE, TENHO COMPRADO RESMAS COM UMA DIFERENÇA DE R$ 1,35 A MENOS DO QUE AS DE PAPEL COMUM. PAPEL RECICLADO BRANCO CONTINUA AGREDINDO O MEIO AMBIENTE, POIS UTILIZA CLORO NA SUA FABRICAÇÃO. FICA MAIS BONITO, MAS NÃO É O IDEAL. QUALQUER COISA PODE FALAR COMIGO, TENHO LARGA EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO. ADOREI A IDÉIA DA REUNIÃO COM OS PCS PRÁ TREINAMENTO. É ISSO AÍ, EM QUALQUER LUGAR EQUIPES TÊM QUE SER CONSTANTEMENTE REAVALIADAS E TREINADAS. ENCONTRAMOS ALGUNS PCS QUE, DE FATO, MERECIAM UMA REAVALIAÇÃO, MAS A MAIORIA FOI SHOW! COMO VC VÊ, MINHA AVALIAÇÃO NEGATIVA TALVEZ SEJA CREDITADA À NOSSA INEXPERIÊNCIA. PARABÉNS A TODA A ORGANIZAÇÃO! BETHANIA DA EQUIPERIGO


Data: 07/07/2008
Nome: William Siqueira
Equipe: Organização
Mensagem: Queria deixar os parabéns as equipes que estiveram presentes no "Desafios dos Inconfidentes", que aconteceu neste final na cidade de Mariana. As equipes do Rio arrebentaram, principalmente a "Nomad" e "Os Mano e As Mina", que trouxeram a segunda colocação em suas Categorias.

Valeu mesmo!
Desta vez não deu para nós irmos, mas ano que vem estaremos lá.



Data: 03/07/2008
Nome: JORGE
Equipe: ONÇAS URBANAS
Mensagem: Sylmara, Equipe: Watoto,
Como já disseram, existe uma infinidade de lanternas de cabeça....eu já comprei algumas e utilizo várias na trilha noturna(vcs verão...rs...vou com 3 ao mesmo tempo...duas no peito e uma na cabeça)....luz nunca é demias...e de menos é um sufoco!!!!
Em termos de custo/benefício, indico uma que é vendida no "shopping" URUGUAIANA...ela sai por R$ 10,00 (a negociação começa por R$25,00....mas termina em R$ 10,00 no máximo R$15,00)....apesar de baratas as minhas tem durado bastante e iluminam MUITO. Só é difícil te dizer o modelo....se quiser dá uma olhada no site dos ONÇAS URBANAS (www.oncasurbanas.multiply.com) e procura o album de fotos da prova noturna que corremos na IRON em OURO PRETO....é a lantena redonda, grande, que estou usando na cabeça.
Outra coisa que uso, comprada no mesmo lugar, são pilhas recarregaveis de 4200(ou 4600mAh), o carregador com 4 pilhas sai a +/- R$ 25,00 e, já testei, nesta lanter, por 4 horas direto ligada na posição de maior gasto e funcina na boa!!!!

Data: 02/07/2008
Nome: Moyna
Equipe: Celisa
Mensagem: Beleza??
Bom, o que eu sei de lanternas.......
O importante nem e´ tanto a quantidade de LED’s ou lampadas, mas quanto produzem e gastam calculados em watts ou em “lumes”(!?). Nem me perguntem o que e´ isso...
Tem lanterna c/ luzes “normais”, aquelas que sempre temos nos carros e em casa. Para achar aquele caminho no meio da trilha fechada, não e´ nada de mais... Produzem +/- 1/2 ou 1 watt...
Tem as de “LED” de 1 até 3watts ou ate´ uns 200 lumes, mas a maioria nao chega a 100 lumes, que emitem uma luz tipo “fria” que iluminam BEM mais e as pilhas duram tanto quanto as de lâmpadas normais...
E tem as “HID”, que emitem uma luz como as de neon. Emitem mais de 10watts e mais de 500 lumes!!!
São as melhores, mas são MUITO caras e consumem MUITO, mas MUITO mais bateria. Normalmente são usadas com baterias recarregaveis(grandes e pesadas) e não com pilhas. Também são vendidas em “combos” com as de “LED”. Quer dizer, podem ser usadas como “LED”, gastando pouco e como “HID” em momentos mais importantes... o problema desses “combos” e´ que a lâmpada usada são pequenas e não iluminam como as verdadeiras “HID”, se não a pilha vai p/ espaço em poucas horas, mesmo trocando p/ “LED”...
Acredito que o melhor custo/beneficio para provas de trekking são as de “LED” de ate´ 3watts. Uso a mesma a mais de 4 anos, inclusive levando para todas as viagens, pois são MUITO pequenas e MUITO leves. A minha leva 3 provas para consumir as pilhas, mesmo usando na posição mais gastadora. So´ troco mesmo para garantir, mas acho que durariam muito mais. O manual diz 70 horas...
Uso a lanterna da marca “Petzl”, modelo ”Myo XP”… Ah!! Sao a prova d’agua…
Valeu, Moyna


Data: 02/07/2008
Nome: William Siqueira
Equipe: Organização
Mensagem: Helo,

Já estão no ar!

Data: 02/07/2008
Nome: Rubens Manhães
Equipe: Los Chaquis
Mensagem: Sylmara,

Creio que a melhor lanterna seja a lanterna de cabeça, com uns 15-20 LEDs, que duram a prova toda. O Ideal seria cada participante ter a sua, alem de uma lanterna de mão maior pra iluminar mais longe. Bom, isso é o que usamos.

William,

Gostaria aqui também de deixar minha opnião sobre a proibição de equipamentos na categoria trekkers.
Passamos por essa experiência na etapa de Itacuruça, e o que eu senti de diferença foi a grande quantidade de papel impressa desnecessariamente. Não creio que os equipamentos sejam um grande diferencial entre as equipes trekkers, tendo em vista que as equipes que chegaram na frente na etapa com equipamento proibidos foram as mesmas de sempre. Nos mesmos fizemos 2360 pontos, perdendo um PC, foram apenas 360 pontos perdidos por ritmos. Sem contar que outra desvantagem seria em relação a graduação ao final do semestre, uma equipe sem experiência com equipamentos chegaria completamente fora de ritmo de competição com as equipes de graduados.
Acho bacana ter as vezes provas com equipamentos proibidos, mas para trazer desafios maiores, talvez 1 por semestre, mas sempre acho um exagero e, como disse anteriormente, um grande desperdicio de papel, pois o que as equipes levam impresso são exatamente as mesmas informações que os equipamentos iriam fornecer.
Bom, esta é minha opnião...

atenciosamente,

Rubens Manhães

Data: 02/07/2008
Nome: Renato
Equipe: Vaga-lume
Mensagem: Papel reciclado (quer dizer... usado e reaproveitado), para mim, só se for de cor branca (menos contaminado), pois, há muitos anos antes, lembro de ter lido uma notícia num jornal "dizendo" que num hospital do sul o papel-toalha reciclado (a cor não era branca) de um hospital estava causando doenças... muitos anos depois desta notícia, em uma palestra sobre papel reciclado, a palestrante informou que o papel reciclado branco era o mais "puro"... assim, creio que o bom senso recomenda, sempre que possível, dar preferência ao papel reciclado "branco". Abraços.

Data: 02/07/2008
Nome: Sylmara
Equipe: Watoto
Mensagem: Comecei a pesquisar lanterna e descobri vários tipos. Para quem já tem experiência nesse assunto, qual seria ou quais seriam os melhores modelos de lanterna para participar da Etapa Noturna????

Data: 02/07/2008
Nome: Helo
Equipe: o bicho
Mensagem: william...kd as fotos do bicho em camboinhas???

Data: 02/07/2008
Nome: Marcos Ramos
Equipe: LOST
Mensagem: Rodrigo (Enduro na Queda),

Já te mandei as fotos por email...

Fala pro seu pai que foi o William que pegou aquela foto "indecente" dele no nosso site!!! rs rs rs rs Estou totalmente inocente nisso!!! huahuahua Qualquer reclamação, favor dirigir-se ao diretor da prova William Siqueira!!! hahahaha

Mais fotos da etapa em: http://equipelost.multiply.com/photos/album/69

Abraços

Data: 02/07/2008
Nome: Iraci Caputo
Equipe: SURTADOS NA TRILHA
Mensagem: Helooooooo
É desta vez os Surtados não puderam comparecer. Iríamos somente eu e Isis e no sábado e a noite ela estava febril... Amanheceu ainda passando mal e então... ficamos em casa... que pena :( snif, snif... mas estaremos na norturna COM CERTEZA!!!
Bjo

Data: 01/07/2008
Nome: William Siqueira
Equipe: Organização
Mensagem: Jr (Dharma): Os informativos serão colocados em breve no site!

Data: 01/07/2008
Nome: JR.CATHARNO
Equipe: DHARMA
Mensagem: FAVOR MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A ETAPA NOTURNA DE SANTO ALEIXO: HORÁRIO

Data: 01/07/2008
Nome: Anderson
Equipe: Prá ondi vô?
Mensagem: William,


Com certeza! Mais provas ambientais e "Prá ondi vô?" tem acento. :)


grande abraço.




Data: 01/07/2008
Nome: William Siqueira
Equipe: Organização
Mensagem: Olá galera trekkeira,

Só pude postar a mensagem hoje, pois estava enrolado viajando a trabalho.

Vamos por partes...hehehe

Martinelis (Tropa de Elite) e Bruno (Pé na Jaca): Quanto ao PC duplo, a Trilha a Pé vem se adaptando e aprendendo a utilizar o software da totem para passagem dupla, com a mesma máquina. Aprendemos com o Anselmo (representante da Totem em São Paulo) o macete, mas todo o procedimento é bem difícil e trabalhoso. Nossa apuradora (Andrea) sabe muito bem do que estou falando...hehehe
Já conseguimos desenvolver este procedimento, e aos poucos, temos certeza que os ajustes serão feitos e o processo será melhorado. Em relação a confusão do PC, é fácil resolver, basta treinarmos mais nossa equipe para estas situações. Já marcamos um encontro para reciclarmos os pcs.
Só temos a ganhar com isso, já que podemos aumentar um pouco a quantidade de pcs durante a prova, como foi feito no último Campeonato Brasileiro, onde o sistema adotado nos Pcs duplos foi o mesmo.
Reinaldo (Minhoca Dentuça):Pode ter certeza que sempre pensamos antes de tudo no meio ambiente. Desde o cuidado com a montagem da prova até o recolhimento de lixo durante o processo de montagem e checagem. Quanto as planilhas com papel reciclado, vou me informar a respeito da viabilidade disso.

Anderson (Pra ondi vô?): Como já foi respondido, as provas noturnas costumam ter início a partir das 19:30h.

Sun (Pé Rapado): Ótima notícia! Ficamos felizes em saber que a equipe Pé Rapado, que vem crescendo muito no esporte, pretende participar ativamente das provas da Trilha a Pé.

Com relação a prova ambiental de Camboinhas, para mim o resultado foi fantástico! Vocês precisavam ver como ficou a praia depois da etapa. Sou de Niterói, e gosto muito de lá, mas a sujeira deixada na areia pelos frequentadores quebrava um pouco o encanto do lugar.

Gostaria de saber a opinião de mais competidores se é válida a realização am outras oportunidades de provas ambientais como esta.

Forte abraço a todos, e até Santo Aleixo!





Data: 01/07/2008
Nome: Anderson
Equipe: Prá ondi vô?
Mensagem: Rubens,


Muito obrigado por tirar a minha dúvida. Sendo esse horário, os trekkers devem largar à partir das 21:00 hs né?? É que temos um companheiro da equipe que vai sair 18:00 do estágio no Zoológico do RJ e vai direto para Santo Aleixo. Sendo esse horário vai dar tempo. :D

Haaa! não precisa agradecer agente não. Se fosse o contrário tenho certeza que vcs fariam o mesmo. Parabéns pela colocação. vocês mereceram.


Grande abraço.


Data: 01/07/2008
Nome: Sun
Equipe: Pé Rapado
Mensagem: Alow trekkeiros a Pé!
Organização do trilha: parabéns pela campanha do mínimo impacto. Nosso esporte é visto como "impactante" nas trilhas e montanhas que passamos, pela quantidade de folinhas que caem das nossas planilhas e de, quando nos perdemos, o respeito ao meio ambiente sai perdendo também.
Achei curioso o fato da prova especial e tenha certeza que isso só trará mais respeito para o trekking de regularidade!

Parabéns a todas as equipes por suas conquistas e constantes aprendizados.

A equipe Pé Rapado está se estruturando para (não apenas) freqüentar as etapas do Trilha como competir ativamente =)

abs aos amigos

SUN

Data: 01/07/2008
Nome: Rubens
Equipe: Los Chasquis
Mensagem: Anderson,

Essas etapas noturnas sempre começam lá pras 7 e meia, 8 horas, mas daqui a pouco o pessoal divulga ai...
Vo aproveitar aqui pra agradecer vcs da Prá ondi vô mais uma vez, e pela ordem de inscrição da noturna, vamos juntos mais uma vez...
Até lá pessoal!

Data: 01/07/2008
Nome: Anderson
Equipe: Prá ondi vô?
Mensagem: Aew pessoal, alguém pode me tirar uma dúvida? Essas etapas noturnas costumam começar que horas ?

Abraços!

Data: 01/07/2008
Nome: Roberto Primo
Equipe: Rote Verde
Mensagem: Marcelo Cabeçudo
Ainda vou descobrir por que a maldição de Araribóia nos a partir do trecho 2. Ouvi dizer que os Oikos andaram visitando os índios que moram na lagoa, tomaram Santo Daime, fumaram cachimbo da paz e conseguiram a proteção divina para a prova.
Abraços
Roberto

Data: 30/06/2008
Nome: Marcelo
Equipe: Os Cabeçudos
Mensagem: Salvem Trekkeiros!!!

Que prova foi aquela, heim? Impecável....daquelas que dão a sensação de "quero mais" quando chegamos ao fim e entregamos o colete.

Parabéns ao meus professores da A&P (ah...se eu não faltasse a tantas aulas...), aos guerreiros da Oikos e aos surpreendentes amigos da Mato ou Morro pelos brilhantes resultados.

Agradeço muito aos amigos da Rota Verde pela gentileza e boa vontade surpreendentes com que nos colocaram no caminho ao passar por nós, totalmente desorientados. Já havíamos perdido 2 PC`s e não tínhamos mais a menor chance na prova, mas mesmo assim, sem saber se "corriam o risco" de perder alguma posição para nós, não pestanejaram em nos ajudar...e ainda abriram passagem para que seguíssemos. Valeu Primo e equipe!!! Atitudes como essa só me fazem admirar cada vez mais o esporte e aqueles que o praticam. Não foi desta vez mas tenho certeza de que Araribóia guarda excelentes resultados para vocês, não só "do outro lado da ponte", mas em várias outras provas.

Abraços em todos.

Data: 30/06/2008
Nome: REINALDO
Equipe: MINHOCA DENTUÇA
Mensagem: PARABENS PELA PROVA DE CAMBOINHAS FOI 10.............
JA QUE O ESPORTE VISA PRESERVA O MEIO AMBIENTE PORQUE VOCÊ NAO USA PAPEL RECICLADO PARA IMPRESSÃO DE RESULTADO E PLANILHAS...........

Data: 30/06/2008
Nome: Mônica Ticiane
Equipe: ESPERANZZA
Mensagem: Oi pessoal só queria agradecer à todos vcs pelo carinho e dizer que virá algumas surpresas futuras aos competidores.

Foi bom rever alguns amigos, isso me deixou bastante feliz !!!

Giba, Moina, Luiz, Claudio, Renata, Ricardo...bjo à vcs!!!

Data: 30/06/2008
Nome: Leandro
Equipe: Trupikeiros
Mensagem: É! a A&P vai vir cheia de moral pro desafio né!!!
Parabens pela Vitória!!

Data: 30/06/2008
Nome: Bruno Soares
Equipe: Pé na Jaca
Mensagem: PCs Duplos!
Não sei se os Pcs duplos deveriam informar que são de ida/volta, a organização podeira informar se eles são autorizados ou não. Não marcamos a ida no Pc da linha de chegada e pagamos caro pois pela pontuação total ficariamos a primeira vez entre os top10. :(
Deixando a choradeira um pouco de lado, achei que foi uma prova bem equilibrada com bastante navegação compensando o pouco esforço físico. Destaque para a bela iniciativa da prova especial de limpeza da praia.
Parabéns a Organização e a todas as Equipes que participaram da Etapa!

Data: 30/06/2008
Nome: Helô
Equipe: O Bicho Vai Pegar!!!
Mensagem: Iracyyyy(surtada) kd vvvooooccccêêêê?????
sentimos sua falta em Camboinhas!!!
Até Santo Aleixo!!!

Data: 30/06/2008
Nome: Rodrigo
Equipe: Enduro na Queda
Mensagem: Fala Marcos (LOST)... manda pra mim a foto da etapa de Camboinhas e aquele link q vc tinha falado. Meu email é rtabrantes@gmail.com

William, cadê o resultado?!!?!?!?

Data: 30/06/2008
Nome: Martinelis Tavares
Equipe: Tropa de Elite
Mensagem: E aí! Qual foi do PC duplo????
Que confusão!!!!
Os PCs não informavam que eram duplos. Quase perdemos dois, pois após muita insistência, quase uma tortura, é que eles informaram que deveríamos marcar de novo.

Data: 30/06/2008
Nome: Janaina
Equipe: Se Achando
Mensagem: Olah...estou tentando "achar" a classificação de ontem...Camboinhas...mas nada aqui no site...



Nome:



Equipe:



Comentário:



 
 
Desenvolvido Por: